Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando o impacto de suas atividades, produtos ou serviços no meio-ambiente, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável.
Muitas organizações têm efetuado “análises” ou “auditorias” ambientais a fim de avaliar seu desempenho ambiental. No entanto, por si só, tais “análises” e “auditorias” podem não ser suficientes para proporcionar a uma organização a garantia de que seu desempenho não apenas atende, mas continuará a atender, aos requisitos legais e aos de sua própria política. Para que sejam eficazes, é necessário que esses procedimentos sejam conduzidos dentro de um sistema de gestão estruturado e integrado ao conjunto das atividades de gestão.
As normas Internacionais de Gestão Ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema de gestão ambiental eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos. Essas Normas, como outras Normas Internacionais, não foram concebidas para criar barreiras comerciais não-tarifárias, nem para ampliar ou alterar as obrigações legais de uma organização.
A prática atual de mercado, porém, tem demostrado cada vez maiores dificuldades para as empresas exportadoras e/ou fornecedoras de grandes empresas que não possuam certificação.
Portanto, a Guglielmi & Associados está apta a preparar sua empresa para receber a certificação ISO 14000, com a implatação do sistema de gestão ambiental e das conformidades com a norma NBR ISO 14.001.
A implantação, de forma sistemática do conjunto de técnicas de Gestão Ambiental contribuirá para a obtenção de resultados significativos para a empresa, com a redução de custos pela substituição de processos e destinação de resíduos, controle do passivo ambiental e, principalmente, fatores mercadológicos, institucionais e de fornecimento (mercado interno e externo).
Acesse o site da ISO – International Organization for Standardization.